26 dez Presidente da Questera coordenará Centro de Inteligência Científico-Tecnológico da ASSESPRO
O presidente da Questera, Raul Colcher, dirigirá o novo Centro de Inteligência Científico-Tecnológica da ASSESPRO, iniciativa de relacionamento com entidades do ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ele concedeu entrevista ao informativo semanal da Assespro-RJ sobre o tema.
Quais vantagens o CCTIC irá trazer aos associados?
Para os associados que possuam iniciativas próprias ou consorciadas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, ou que planejem tê-las, o CCTIC pode se constituir num poderoso aliado, apoiando os projetos, estabelecendo canais de cooperação com outras empresas, entidades privadas ou governamentais relevantes, academia, centros privados de P&D, organizações de normalização, qualidade, certificação de conformidade, e assim por diante. Para aqueles que desenvolvem soluções ou ferramentas relevantes para a operação e gestão de iniciativas ou organizações de PDI, o centro poderá tornar-se um canal de identificação, promoção e potencialização de oportunidades. Finalmente, o CCTIC deverá hospedar, na estrutura da ASSESPRO-RJ, algumas iniciativas internas, cooperativas, cuja implantação deve agregar valor para a nossa comunidade de associados. Exemplos de iniciativas desse tipo são o projeto de acreditação profissional, que já se encontra em andamento e os projetos de implantação de indicadores e História da TI, planejados para implementação da nova gestão da ASSESPRO-RJ que se iniciará proximamente.
Qual será o papel da Assespro nas parcerias com os centros de P&D?
A ASSESPRO é a mais representativa entidade empresarial do setor de software e serviços de TI. A sistematização e intensificação de suas iniciativas em P&D sinalizam e reforçam a prioridade que o setor confere a essas atividades e, mais que isso, dão visibilidade à ideia de que TIC é inovação, um princípio que temos procurado fazer entendido, promovido e divulgado. A plena compreensão desse princípio, mais que um discurso, tem profundo impacto sobre nossa atuação, nossas prioridades e nossas relações com os diversos setores empresariais, o governo e a sociedade.
O que será debatido no workshop de março?
Espera-se a participação de associados interessados nesse canal de interação e cooperação com organizações de PDI, assim como de representantes das próprias organizações acadêmicas e centros de P&D interessados no diálogo com o setor empresarial de TIC. Também estão sendo convidados a participar agências governamentais relevantes para pesquisa, desenvolvimento e inovação em TIC. O grupo terá momentos de debate conjunto e outros em que será dividido em mini grupos de trabalho, objetivando produzir reflexões e recomendações sobre a estrutura e os mecanismos de funcionamento do centro.
Sorry, the comment form is closed at this time.