Raul Colcher – DIRETOR

Raul Colcher, sócio e presidente da Questera Consulting, é engenheiro de comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Realizou estudos e trabalhos pós-graduados, no Brasil e no exterior, junto à Sperry Corporation, nos Estados Unidos. Trabalhou para diversas empresas no Brasil, como a divisão UNIVAC da Sperry Corporation, a Montreal Engenharia, a Ecodata e a Embratel. Desempenhou as funções de Vice-Presidente do Centro das Nações Unidas para Negócios Eletrônicos e Facilitação Mercantil (UN/CEFACT) em Genebra, na Suíça, e de Rapporteur UN/EDIFACT para as Américas.

 

Foi representante brasileiro junto à Comissão de Estudos 1 do antigo CCITT (hoje setor de normalização da União Internacional de Telecomunicações – UIT) e Rapporteur de uma das questões técnicas da mesma comissão. Presidiu o Comitê Brasileiro de Informática (CB-21) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Foi Chairman do comitê internacional para a normalização de equipamentos de escritório (ISO/IEC JTC1/SC28 – Office Equipment) e chefe da delegação brasileira junto ao comitê técnico conjunto da Organização Internacional de Normalização (ISO) e da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) para Tecnologia de Informação (ISO/IEC JTC1).Desempenhou as funções de analista, dentro da rede internacional cooperativa do GIGA Information Group e dirigiu a operação daquela empresa no Brasil. Fez parte do júri internacional do concurso comemorativo do centenário da IEC, em cooperação com a The Economist, o IEEE e outras entidades, para seleção dos melhores papers sobre normalização no campo eletro-eletrônico.

 

O Dr. Colcher é Life Senior Member do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), da IEEE Computer Society e da IEEE Communications Society. É membro do Conselho Diretor da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (ONIP), representando a entidade de classe do setor de software e serviços (ASSESPRO) e vice-presidente da mesma entidade. Professor e coordenador de cursos de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV). É membro do Conselho Diretor e Deputy Chairman da World Information Technology and Services Alliance (WITSA), entidade líder da indústria internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação.